sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A poesia desaloja a dor










Por iniciativa dos integrantes do programa Sábado Arrastão, da Rádio Campeche, nasceu a Quinta Poética. A ideia é se encontrar, toda a primeira quinta-feira de cada mês, para ler/declamar/falar poesia. Cada um dos que embarcou nessa estação poética tem claro de que a poesia é coisa forte, que toca na corda mais sensível do coração, que liberta a mente, que desaloja a dor. A poesia é um jeito de dizer da vida, que foge do lugar comum. Precisa de ritmo, de rima, de palavra burilada. A poesia é profecia, é alumbramento.

E assim, devagarinho, vamos criando no Campeche, esse hábito de poetar. Nesse mês de agosto, o encontro foi na segunda quinta, mas foi um cambio conjuntural. Pretendemos agora retomar sempre nas primeiras, para que as pessoas se agendem e se acostumem a reverenciar uma noite de suas vidas para esse momento de comunhão.


Ente vinho, panquecas e amizade, foram saltando das páginas dos livros as palavras salvadoras/geradoras/amorosas/punhais. Poetas famosos, poetas iniciantes, poetas de todos os quadrantes.  Drummond, Tagore, Homem Arara, Bianca Veloso, Aldo Votto, Vinicius, Neruda. André Pinheiro, Paulo Zembruski. Depois, um violão, uma canção e a certeza de que sem poesia não há vida. 

Seguimos!!!! Até a próxima primeira quinta de setembro...